segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nota Vagão Bar - Interdição!

Na noite do dia 30 de julho de 2011, o Vagão Bar foi visitado pelos fiscais da Secretaria do Urbanismo e o Corpo de Bombeiros. Em seu termo de interdição os Fiscais da Secretaria do Urbanismo alegaram que o Vagão Bar é responsável pela aglomeração de pessoas na Rua Coronel Flores, as quais, por sua vez promovem arruaça, baderna, bebedeiras, e dificultam o transito de veículos e afins. Já o Corpo de Bombeiros solicitou alterações nos corrimões internos do bar, a troca de um extintor de incêndio, o melhoramento na iluminação de emergência e a ampliação na altura dos parapeitos das sacadas do estabelecimento em questão.

Resposta Vagão Bar:

Aos questionamentos e alegações da Secretaria do Urbanismo - Nos deixa perplexos o fato de ser atribuído, única e exclusivamente, ao Vagão Bar, como pessoa jurídica, a garantia da segurança e orientação de transito e pedestres da Rua Coronel Flores, e arredores. Tal obrigação deve-se ao poder público como gerenciador dos interesses coletivos. Muito embora haja junto ao largo da Estação Férrea uma guarita para garantir a presença da brigada militar, esta não se faz presente. O Vagão Bar, como instituição privada, não detêm poder de policia para coibir o direito constitucional de ir e vir atribuído a todo cidadão brasileiro, ou estrangeiro que aqui esteja. Tal atribuição é de exclusividade do poder público, que, também pela constituição federal, tem o dever de garantir a segurança da população.

Com relação a promover e incentivar o consumo de bebidas alcoólicas, este consumo se dá exclusivamente nas dependências do estabelecimento, exatamente como é feito junto aos demais bares do complexo da Estação Férrea, o consumo de bebidas alcoólicas junto a Rua Coronel Flores provem de outros estabelecimentos comerciais, o que comprova a falta de informação e preconceito com que foram conduzidas as investigações para apontar tamanha inveracidade, o que optamos por acreditar ser apenas incompetência dos órgãos apuradores e não perseguição.

Em um universo de, aproximadamente, dez bares/casas noturno, duas conveniências, uma quitanda e um festfood, em um raio de menos de quinhentos metros, tendo o Vagão Bar como centro, nos parece uma covardia por parte do Secretario do Urbanismo, Senhor Francisco Spiandorello, munido por um duvidoso pedido do alto comando da brigada militar de Caxias do Sul, alegar que apenas um bar, neste ambiente, e responsável pelo acúmulo de pessoas e caos no trânsito adjacente.

A contrário senso do poder público, entendemos que o caos instalado junto a Estação Férrea, não se deve ao Vagão Bar, vez que há registros de furtos, roubos, violência, e disparos de armas de fogo, em dias em que o interditado bar não está funcionando. Isso se deve a ingerência de nossos governantes municipais em contratar e manter a guarda municipal no local, o que evitaria todo e qualquer tumulto na região, bem como traria segurança para moradores, freqüentadores e donos de estabelecimentos. Sob o singelo véu da falta de efetivo, nossos governantes passam esta responsabilidade para a iniciativa privada, que, até então, já devia fomentar a cultura e, agora, também, deve providenciar a segurança de todo entorno da Estação Férrea. Como solução para este problema, demonstrando que estamos aqui também para resolver e não apenas contestar, sugerimos que, ao invés de aumentar o número de vereadores para a próxima legislatura, seja treinada e capacitada a guarda municipal, bem como ampliado seu efetivo, para que possa ser descolorado efetivo para esta e outras regiões identificadas como pontos de aglomeração e encontro de pessoas, corroborando assim com o real interesse da população caxiense, demonstrando, para o povo de nossa terra quais são, efetivamente os objetivos e, principalmente, as prioridades de nossos mandatários eleitos.

Com relação as considerações do Corpo de Bombeiros:

O Vagão Bar, por iniciativa própria, procurou o Corpo de Bombeiros, na quinta-feira, dia 28 de julho, solicitando a visita dos mesmo para vistoria e adequação do que, por ventura, estivesse irregular, referidas alterações serão de pronto atendidas e, para quinta-feira, 04 de agosto, já estarão resolvidas, convêm salientar, que após a reforma que o bar passou no início do ano de 2010, foram aumentados os números de extintores de incêndio, melhoradas a sinalização e a iluminação de emergência, bem como instalada uma nova porta de saída de emergência, sem a solicitação do referido Corpo de Bombeiros, e que até aquela data, o bar estava de acordo com as exigências do mesmo, no entanto, após melhoria nas condições de segurança o bar passou a ter menos condições do que antes, pela nova fiscalização. Por entender que com segurança não se brinca, o Vagão Bar já está providenciando o aumento na altura dos corrimões de acesso, bem como um novo extintor de incêndio, e o aumento na altura dos parapeitos das sacadas.


Você sabia?

Na última terça-feira os sócios do Vagão Bar receberam a visita de um suposto Policial Federal, o qual se identificou como Chefe da Segurança do Moinho da Estação o qual ameaçou os referidos proprietários?

Suas ameaças foram: Publicação na mídia incriminando o Vagão Bar pelo lamentável incidente ocorrido na portaria que dá acesso ao Moinho da Estação na madrugada de Domingo, 24 de julho de 2011.

Fechamento do bar caso o mesmo não respeitasse o intimato dado pelo suposto Policial Federal de não abrir no final de semana dos dias 29 e 30 de julho.

Ameaça de morte, para ambos os sócios, caso insistissem em levar adiante o trabalho realizado junto a Estação Férrea sob a desculpa de “limpar” a estação dos camisas pretas que geram todo o problema para os demais locais ali situados. Todas essas ameaças foram encaminhadas a Delegacia de Policia junto ao colégio Carmo, para serem apuradas, frisando que foram feitas na frente de testemunhas, as quais irão depor, o suspeito foi identificado e comprovado não ser Policial Federal, mas sim proprietário da empresa de segurança que trabalha na portaria do Moinho da Estação.

Como foi narrado por ele, os fatos se sucederam, com a repercussão na mídia, indiretamente ligando o Vagão Bar ao ocorrido, e posteriormente o fechamento do estabelecimento como forma de retaliação pelas tumultos ocorridos na via. As conclusões são suas!

Petição para Re-abertura do Vagão Bar! http://twitition.com/cg89y

Deixe seu recado para o secretário que interditou o vagão pelo movimento na rua: http://www.caxias.rs.gov.br/desenv_urbano/contato.php

8 comentários:

  1. É repugnatante assistir a essas situações, que são recorrentes em Caxias, porém a maioria delas ocorrem embaixo dos lencóis.

    ResponderExcluir
  2. A uns 7, 8 anos atras quando tinha apenas galeria e cantina no local, não se via falar de tanta baderna. e o público é "praticamente" o mesmo que frequenta o vagão, triste colocarem a culpa em quem está a uns 10 anos la sem causar problemas.

    ResponderExcluir
  3. Como pode um local que é frequentado e querido pela população ser responsabilizado pela má gestão de recursos humanos da prefeitura? O preconceito com o público frequentador do Vagão Bar não pode embasar uma ordem de interdição que responsabiliza únicamente o Vagão pelos tumultos causados na rua Coronel Flores, ora façamos então tumulto em frente à prefeitura e à assembléia para que esses orgãos incompetentes sejam inteditados também.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A interdição do Vagão foi claramente levada a cabo pelo preconceito, ignorância e insensatez das autoridades. Foi uma atitude lamentável. A casa foi escolhida como bode expiatório para a incompetência do poder público em manter a segurança da Estação Férrea. Foge da alçada do Vagão supervisionar o que as pessoas fazem ou deixam de fazer nas imediações do bar. Cada um sabe o que faz e é individualmente responsável por suas ações. As punições devem ser direcionada àqueles que causam a algazarra, deixam a rua imunda ou se envolvem em brigas. É função da polícia tomar conhecimento sobre quem está fazendo isso e certificar-se de que não mais aconteça. O fechamento da casa é uma afronta a todos os frequentadores civilizados que não se envolvem naquele tipo de confusão.

    ResponderExcluir
  6. Extremamente vergonhoso da parte de todos os órgãos o que foi alegado ao interditarem o Vagão Bar. Certamente que este não era um fato muito esperado, porque, como está dito em alguma parte da postagem, não é só este o bar que se encontra no longo na Estação Férrea. Acredito que, mais uma vez, assim como usam em muitas outras ocasiões, eles aplicam um pretexto para que se feche um dos lugares mais frequentados por jovens, sendo que estão cientes que a Estação Férrea localiza-se praticamente ao lado da 'zona do cemitério', como dizem ser uma das zonas mais ruins de se morar e/ou se transitar durante a madrugada. Manter a segurança de todos nós, que ali ficamos em algumas noites é de total responsabilidade dos órgãos de segurança pública, e depende deles também garantir que nossa integridade física volte quase que intacta para casa, porque, como todos sabem, a estação possui sim uma 'guarita' onde deviam ficar a postos uma viatura e pelo menos de três a cinco policiais, e que esta guarita localiza-se num lugar de fácil vista, quase em frente ao Vagão Bar. A melhor forma de evitar que tal violência volte a ocorrer é que os reais responsáveis pela integridade dos cidadãos de Caxias do Sul se tornem mais presentes porque acredito que isso não seja a pior das coisas a se fazer. Querendo ou não, a malandragem ainda tem medo de PM! Não se deve encarregar um estabelecimento pelo que acontece fora dele, isso é loucura, pra que então, os órgãos públicos?

    ResponderExcluir
  7. São nesses momentos que sinto vergonha de ser um cidadão caxiense... Nas próximas eleições vamos votar consciente e tirar da nossa política esses "elefantes brancos" como o sr. Spiandorello, que todos nós sabemos ser um atraso pra nossa cidade além de corrupto. Agora, culpar um estabelecimento pelo que acontece em vias públicas é de muita hipocrisia. Isso é parecido com o que aconteceu a meses atrás no Zarabatana, junto ao Ordovás que tentaram proibir suas atividades por causa de vandalismo ocorrido aos arredores. Cadê a Brigada Militar nessas horas para dar suporte aos estabelecimentos e coibir atos como esses. Os estabelecimentos pagam seus impostos para poder cobrar do poder público uma atitude, mas nada é feito. Isso é mais uma barbariedade que está acontecendo em caxias do sul. VERGONHA!

    ResponderExcluir
  8. É com profunda tristeza que recebei a noticia do fechamento do Vagão, para qualquer pessoa que tenha a mente aberta é mais que evidente que o bar Vagão é um lugar de cultura, pessoa de outras cidades vem para Caxias só para frequentar este bar escutar boa musica e se divertir pacificamente, me lembro que frequentava a estação ferrea bem antes da reforma, nos tempos que o Vagão bar ainda era o bar galeria, a cidade se desenvolveu, e foram criados outros bares no local, trazendo mais gente e outros tipos de gostos musicais, criou-se então uma mixigenação cultural muio legal nos arredores da estação ferrea, é completamente irracional culpar um bar dirigido por pessoas sérias, que contribuem e muito para Caxias ser um bom lugar para se viver, é triste que esta administração municipal manche negativamente a história de boa convivencia que o bar sempre teve e terá, as pessoas tem que se adaptar ao convivio e ao respeito, só isso. Se esta medida persistir esta administração municipal apenas mostrara o quanto é viciosa e preconceituosa.

    ResponderExcluir