segunda-feira, 2 de abril de 2012

Conscientizar para solucionar!

O Problema:

Em um mundo cada vez mais conectado ainda pecamos pela falta de diálogo na busca por solucionar problemas que atingem a todos! Tais problemas, quando olhados de frente e enfrentados de forma inteligente podem ser solucionados com ações simples, contudo, freqüentes e afirmativas.
Caxias do Sul, no ambiente noturno, vem sendo vítima de badernas, violência, confusões, e transtornos, que não beneficiam moradores, freqüentadores de bares e casas noturnas, e tão pouco proprietários das mesmas.
A falta de diálogo entre os responsáveis pelas atividades que movimentam a segunda maior cidade do estado à noite pode ser um dos fatores que dificultam o combate ao vandalismo urbano noturno.
Proprietários de bares e casas noturnas, brigada militar, prefeitura, e associações de moradores, muito embora não pareçam, possuem, sim, interesses comuns. São lados de uma mesma moeda, que necessitam coexistir e se entender.
Por força de lei municipal, o poder publico acabou delegado aos bares e casas noturnas a obrigação de garantir a paz e sossego do entorno de seus estabelecimentos, no entanto, falta, a tais estabelecimentos, efetivo e o poder de agir neste sentido, lhes falta autoridade para coibir a baderna!
A Brigada Militar não possui contingente para garantir a ordem, no âmbito noturno caxiense. Já á guarda municipal parece não ter competência para tanto, e falo em competência no sentido de atribuição de suas atividades.
Moradores, por sua vez se sentem órfãos e desamparados por perderem o sossego em suas residências e serem vítimas do acaso sem saber o que lhes espera do lado de fora de suas residências.

Como encontrar a solução?

A solução deve ser conjunta! Os quatro lados interessados devem sentar e conversar e encontrar uma solução a curto/médio prazo.
Neste momento, convêm relembrar de que algumas soluções adotadas anteriormente parecem ser meramente palhativas, e se faz necessário repensar o problema com olhos de cidade grande, para, assim, encontrar um novo jeito de combater um velho problema.

Uma nova proposta:

Conscientizar, educar, prevenir, manter!

Pensando em atacar o problema de forma diferente do que vem sendo feito, visando um resultado diferente do que vem se tento, propomos uma reunião entre os representantes de bares e casas noturnas, brigada militar, secretaria do desenvolvimento urbano, e entidades representantes das associações de moradores das principais áreas atingidas por tais problemas.

O tema que gostaríamos de debater seria o lançamento de uma campanha permanente de conscientização, onde, em um primeiro momento, trabalhando de forma conjunta, brigada militar, prefeitura, e proprietários se utilizariam de folders, distribuídos ao público que permanece em frente aos referidos estabelecimentos visando conscientizar os mesmos para um proceder mais cidadão e com respeito aos demais moradores do entorno, bem como com a conservação da via pública, aproveitando referido material gráfico para o alerta da necessidade do uso de preservativos nas relações sexuais e o risco no consumo de entorpecentes.

Referido folder seria também posicionado de forma estratégica dentro dos estabelecimentos comerciais, bem como, fixado cartazes, com o mesmo conteúdo do informativo já citado, para melhor visualização.

Em parceria com a brigada militar e os fiscais da prefeitura, funcionários e proprietários dos estabelecimentos em questão distribuiriam referido material em frente a seus estabelecimentos, passando uma mensagem de conscientização e prevenção para os que ali estão, demonstrando claramente para a população em geral de que lado estão, e qual a forma de proceder que apóiam.

Esta campanha poderia, e deveria, ser permanente, sendo esta distribuição e contato direto com os cidadãos que se encontram de fronte os estabelecimentos comerciais feitas com periodicidade mensal por, pelo menos, seis meses, e após, avaliado as melhorias e/ou as necessidades de mudanças que houverem.

Somado a isto, Brigada Militar e Proprietários de Casas Noturnas poderiam estudar uma forma de organizar uma ronda permanente no final de semana incluindo os pontos onde há o acumulo de pessoas, garantindo a permanência da Brigada Militar por pelo menos 30 minutos, com auxilio financeiro das próprias casas noturnas para a viabilização do policiamento efetivo.

E, por fim, a criação de um número telefônico exclusivo entre Brigada Militar e proprietários de estabelecimentos para a comunicação de emergências e o pronto atendimento.

Estas são algumas das propostas que gostaríamos de colocar em prática para ver aumentada a segurança e o sossego de Caxias do Sul no âmbito noturno. Em tempos de rápida comunicação é necessário o aumento no diálogo para encontrar soluções viáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário